exceção - significado y definición. Qué es exceção
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:     

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es exceção - definición

Tratamento de exceções; Exceção; Tratamento de excepção; Excepção

exceção         
sf (lat exceptione)
1 Ato ou efeito de excetuar.
2 Desvio de regra, de lei, de princípio ou de ordem.
3 A coisa excetuada; aquilo que se desvia da regra.
4 Prerrogativa, privilégio.
5 Pessoa cujo modo de pensar ou de proceder se afasta do comum e usual.
6 Dir Alegação jurídica, constituindo defesa indireta (difere da contestação, que é defesa direta), pela qual o réu pretende baldar a ação intentada
E. declinatória, Dir: a que visa a declinar a competência do juiz ou tribunal ao qual foi apresentada a demanda
E. dilatória, Dir: a que pretende apenas demorar a demanda
E. peremptória, Dir: a que de todo e definitivamente afasta a demanda.
Tratamento de exceção         
O tratamento de exceção, na ciência da computação, é o mecanismo responsável pelo tratamento da ocorrência de condições que alteram o fluxo normal da execução de programas de computadores. Para condições consideradas parte do fluxo normal de execução, ver os conceitos de sinal e evento.
Excepção         
f.
Acto ou effeito de exceptuar.
Restricção da regra.
Fig.
Pessôa, cujos actos ou ideias se afastam do procedimento ou pensar vulgar.
(Lat. exceptio)

Wikipedia

Tratamento de exceção

O tratamento de exceção, na ciência da computação, é o mecanismo responsável pelo tratamento da ocorrência de condições que alteram o fluxo normal da execução de programas de computadores. Para condições consideradas parte do fluxo normal de execução, ver os conceitos de sinal e evento.

Em geral, na ocorrência de uma exceção, o estado do programa é gravado em um local pré-definido e a sua execução é direcionada para uma rotina de tratamento. Dependendo da situação, a rotina de tratamento pode prosseguir a execução a partir do ponto que originou a exceção, utilizando a informação gravada para restaurar o estado. Um exemplo de exceção que normalmente permite o prosseguimento da execução é aquela originada de uma falta de página (page fault). Por outro lado, uma . Do ponto de vista do processador, as interrupções de hardware podem ser consideradas como condições análogas às exceções que permitem prosseguimento da execução, apesar destas exceções não serem normalmente relacionadas com o fluxo normal do programa.

Para o desenvolvedor de uma rotina, lançar uma exceção é um modo útil de assinalar que a rotina não deve continuar a execução quando, por exemplo, os argumentos de entrada não são válidos (um denominador igual a zero em uma divisão, por exemplo) ou quando um recurso no qual o programa depende não está disponível (um arquivo não encontrado ou um erro em um disco, por exemplo). Em sistemas que não utilizam o conceito de exceções as rotinas devem retornar algum código de erro especial. Porém esta abordagem é muitas vezes difícil de implementar devido ao problema do predicado, onde os usuários da rotina precisam escrever código extra para distinguir os valores de retorno normais daqueles que indicam erro.